A palavra glicose possui uma classificação gramatical sendo um substantivo feminino. Referida palavra possui 07 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e o i já as consoantes são: g l c s. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: esocilg. Além disso, referida palavra faz designação de açúcar presente na corrente saguínea.

Significado de glicose

A palavra glicose é um monossacarídeo que tem como fórmula molecular C6H12O6. É uma hexose, ou seja, que contém seis átomos de carbono e é uma aldose, que é o grupo carbonilo que está na extremidade da molécula (isto é um grupo aldeído). É um tipo de açúcar que é encontrado em frutas e no mel livre. A sua eficiência energética é 3,75 quilocalorias por grama em condições padrão. É um isómero de frutose, com diferentes posições relativas dos grupos -OH e = S.

O aldo-hexose glicose tem dois enantiómeros, enquanto a D-glicose é predominante na natureza. Na terminologia da indústria alimentar muitas vezes é chamada de dextrose a partir termo “glicose dextrorrotatório”) de 3 a este composto.

O termo “glicose” vem do grego γλεῦκος (gleukos, “vinho”, “vinho doce”), e o sufixo “ose” indica que este é um açúcar. Ademais referida palavra foi inventada por um francês e definida como “glicose” (anomalia fonética) por Dumas em 1838, foi foneticamente definida como “gleucosa” ou “glicose” se partirmos glykos, outro lexeme da mesma raiz.

Glicose, livre ou combinada, é a mais abundante natureza como composto orgânico. É a principal fonte de energia e síntese das células que por oxidação catabólica tem um componente estrutural de polímeros tais como a celulose e polímeros de importância e armazenamento de energia, tais como amido e glicogênio.

A partir da sua estrutura linear, D-glicose sofre ciclização para dar a forma a hemiacetal e pela suas formas pirano (D-glucofuranose e F-glucopiranose), que por sua vez apresentam alfa e beta ou anómeros. Estes anômeros diferem das composições estruturais, mas diferentes características físicas e químicas.

A glicose é um dos três monossacarídeos alimentares, juntamente com frutose e galactose, que são absorvidos diretamente para a corrente sanguínea durante a digestão. As células as usam como uma fonte primária de energia e é um intermediário metabólico. A glicose é um dos principais produtos da fotossíntese e combustível para a respiração celular.

Todos os frutos naturais têm alguma glicose muitas vezes com frutose, que pode ser extraído e concentra-se para preparar um açúcar alternativo. No entanto, a uma escala industrial, tanto xarope de glicose (solução de glicose) ou dextrose em forma de pó são obtidos a partir da hidrólise enzimática do amido de milho que geralmente é de trigo ou de milho.

Os autótrofos que são organismos como plantas, sintetizam a glicose por fotossíntese de compostos inorgânicos, tais como água e dióxido de carbono de acordo com a reação: {6CO_2 + 6H_2O \ a {12} C_6H_ O_6 + 6O_2}

Os seres heterotróficos são incapazes de realizar este processo e tomar glicose a partir de outros seres vivos ou sintetizados a partir de outros compostos orgânicos.

Sinônimos de glicose

São sinônimos de glicose as seguintes palavras: Hiperglicemia, hiploglicemia

Antônimos de glicose

São antônimos de glicose as seguintes palavras: Sal

Exemplos de usos e frases

A hipoglicemia é uma grande urgência nos prontos socorros de todo o mundo e se caracteriza pela baixa taxa de glicose no sangue.

A alta taxa de glicose no sangue se caracteriza por desenvolver a diabetes e se traz grandes complicações secundarias.

Um trabalho sobre glicose mostrou que muitas pessoas ingerem uma grande quantidade de açúcar acima da necessidade diária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *