A palavra Helena possui uma classificação gramatical como sendo um substantivo feminino próprio. Ademais, referida palavra possui 06 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a, e, já as consoantes são: h, l, n. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: aneleh. Além disso, dita palavra é classificada como o nome próprio de uma deusa grega, mas também um nome comum muito usados em vários países, inclusive no Brasil.

Significado de Helena

A palavra Helena vem dogrego Ἑλένη que significa “tocha”. Mas também é conhecida como Helena de Tróia ou Helena de Esparta, uma personagem da mitologia grega, cujo nome se refere a “luz que brilha nas trevas”; quase todos os mitógrafos clássicos fazem alusão a sua lenda. Foi considerada filha de Zeus e heróis a procuravam por sua grande beleza. Ela foi seduzida e sequestrada por Paris, príncipe de Tróia, o que levou à Guerra de Tróia ‘.

Nascimento de Helena

Zeus metamorfoseou em um cisne, seduziu Leda e se deitou com ela na mesma noite em que Tíndaro, marido de Leda e rei de Esparta. Como resultado, Leda fecundou dois óvulos; um nascido Helena e Pólux, ambos imortais (crianças consideradas de Zeus), e o outro Clitemnestra e Castor, mortais (crianças consideradas de Tíndaro). De qualquer forma, eles são considerados como gêmeos Castor e Pólux e eram conhecidos como Dioscuros.

Outra tradição diz que Helena nasceu da união de Nemesis e Zeus, transformada em cisne. O óvulo que implementou Nemesis foi encontrado por um pastor que deu a Leda. Helena nasceu e foi cuidada como sua mãe.

Na história de Helena, dentro da mitologia grega, poucos sabem, segundo a história, mas ela foi raptada por Theseus , seu irmão, no século. VI aC. Helena foi reconhecida por sua beleza desde que ela era uma criança. Um dia, enquanto em um sacrifício à deusa Ártemis, foi capturada e levada pelo herói ateniense Teseu com seu amigo Pirithous. Após a captura, lançaram sortes e Teseu foi contemplado. Mas quando ele retornou a Atenas, o povo ateniense não permitia a entrada da menina na cidade, por isso Teseu Aphidnae levou-a até Etra com sua mãe. Em seguida, Teseu e Pirithous decidiu irem embora para Hades para raptar Perséfone com a intenção de transformá-lo em Pirítoo. Durante a estadia em Hades de Teseu e Pirithous, o Dioscuri resgatou Helena. Por sua vez eles tomaram como prisioneiros para a mãe de Teseu a irmã de Pirithous, o que levou a Esparta para transformá-los em escravos de Helena.

Há uma tradição que afirma que Helena e Teseo tinha como filha Ifigenia, mas que, quando Helena foi lançada por seus irmãos, ela decidiu dar sua filha à sua irmã Clitemnestra, que foi casada com Agamenão. Mas a lenda mais generalizada indicou que Ifigenia era filha natural de Clitemnestra.

Casamento de Helena com Menelau

Quando Helena chegou a idade de casar, ela teve muitos pretendentes que vinham de todas as partes da Grécia, animados pela fama de sua beleza e porque ela e seu futuro marido iria reinar em Esparta. Tindáreo, temendo provocar uma guerra entre os pretendentes rejeitados, Odysseus seguiu o conselho. Em troca, ele prometeu que o ajudaria em seu casamento. E assim aconteceu.

Por fim, além da mitologia grega, o nome Helena é amplamente usado no Brasil.

Sinônimos de Helena

São sinônimos de Helena as seguintes palavras:

Antônimos de Helena

São antônimos de Helena as seguintes palavras:

Exemplos de usos e frases

Quando tiver uma filha gostaria que ela se chamasse Helena.

A história da deusa Helena da mitologia grega é pouco conhecida.

A professora Helena da série “O Carrossel” é conhecida em toda a América Latina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *