A palavra hidrografia possui uma classificação gramatical como sendo um substantivo feminina. Ademais, referida palavra possui 11 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: i, o, já as consoantes são: h, d, r, g, f. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: aifargordih. Além disso, dita palavra é classificada como sendo a descrição de águas correntes até os mares.
Significado de hidrografia
A Hidrografia é um ramo da geografia física que lida com a descrição dos mares e das correntes que existem no planeta. Por outro lado, essa palavra designa o conjunto de mares, lagos e águas que fluem de uma determinada área geográfica. Entre os temas de interesse são: o fluxo, os lençóis freáticos, a sedimentação fluvial de águas interiores e a bacia. Por seu lado, o divisor de águas é a terra que é drenada por um único sistema de drenagem natural, ou seja, um rio que flui para o mar. Notavelmente, que é uma situação comum que é levada para a bacia de um rio como uma região natural específica, detalha-se análises das especialidades que vai se desenvolver. Outro conceito em destaque na hidrografia é o declive hidrográficos, que é formado por um conjunto de rios que têm os seus afluentes que vão para o mesmo mar. Os rios que compõem a inclinação hidrográfica tendem a ter características semelhantes entre sí.
Como de costume algumas confusões que levam a um uso mal-entendido de dois termos, como se implicassem o mesmo, vale a pena mencionar que os conceitos de Hidrografia e Hidrologia relacionam questões diferentes; hidrologia é a ciência geográfica que é dedicada ao estudo da distribuição e as propriedades das águas que se encontram na crosta e na atmosfera da terra. Já o estudo da hidrologia lida com a umidade do solo, as geleiras de massas e a precipitação, entre outros fenômenos. Uma inclinação hidrográfica, por outro lado, é formada por um conjunto de rios com os seus respectivos afluentes fluindo no mesmo mar. Os rios que formam a inclinação hidrográfica tendem a ter características semelhantes.
É importante distinguir confirmando o que foi visto anteriormente a diferença entre a hidrografia e hidrologia. A hidrologia é a ciência geográfica dedicada ao estudo da distribuição e das propriedades da água presente na crosta e na atmosfera da Terra. Esta ciência, portanto, estuda a umidade do solo, precipitação as massas glaciais, entre outros temas. Apesar de suas diferenças, a hidrografia está relacionada com a hidrologia, bem como a geologia com a meteorologia, entre outras ciências. É correto dizer que o principal ponto de hidrografia está sendo estudados nos continentes e os recursos hídricos também, tais como a água doce que está disponível nas aplicações que dão ao ser humano um elemento de grande importância, ou seja, a vida.
Hidrografia, portanto, é uma ciência fundamental para o desenvolvimento e para a sobrevivência como espécie, já que se está em uma época em que depende-se de uma pesquisa intensa e contínua por uma parcela da sociedade para alimentar e crescer adequadamente, ao contrário dos outros animais que eles enfrentam o mundo com suas próprias ferramentas.
Sinônimos de hidrografia
São sinônimos de hidrografia as seguintes palavras: água
Antônimos de hidrografia
São antônimos de hidrografia as seguintes palavras:
Exemplos de usos e frases
Hidrografia, portanto, é uma ciência fundamental para o desenvolvimento e para a sobrevivência como espécie.
A Hidrografia é um ramo da geografia física que lida com a descrição dos mares e das correntes que existem no planeta.
Os rios que compõem a inclinação hidrográfica tendem a ter características semelhantes entre sí.