A palavra jet lag possui uma classificação gramatical como sendo substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 6 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e, a. Já as consoantes são: j, t, l, g. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: gal tej. Além disso, dita palavra é classificada como termo de origem inglesa utilizado para referir se a alteração do ritmo biológico causado em uma pessoa ao realizar longas viagens internacionais, tal problema ocorre devido a alteração de hormônios, em especial a hidrocortisona, dentre os distúrbios apresentados destaca se os problemas psíquicos.

Significado de jet lag

A palavra Jet lag é considerada como o distúrbio do sono de perturbação do ritmo circadiano (TSRC) de acordo com a segunda edição da Classificação Internacional de Distúrbios do Sono da transoceânica, Academia Americana de Medicina do Sono (AASM), ou fusos horários, a rápida mudança de fusos horários do jet lag ou da disritmia circadiana. O relógio endógeno dessas pessoas não estão em fase com os seus arredores, após uma rápida mudança de fuso horário (para viagens aéreas) (de acordo com alguns autores através de, pelo menos, dois fusos horários que giram uma mudança de turno no trabalho, incluindo o turno da noite onde indivíduos apresentam os sintomas descritos abaixo transitoriamente e autolimitados, se eles são devido à situação fisiológica resultante dessas viagens, ou persistentemente mantendo o turno de trabalho.

O relógio endógeno adapta-se naturalmente para agendar o destino, graças a estímulos temporários ambientais (zeitgebers) (especialmente luz, mas também de calor, umidade, altitude, hábitos sócioculturais, etc. Enquanto isso há uma incompatibilidade entre o ciclo sono-vigília estabelecida pelo tempo que o destino e o ciclo endógeno do indivíduo seja mediada por ritmos circadianos e mantém as características do local de origem.

Fatores etiológicos: Número de fusos horários atravessados e direção de viagem:

São menos suscetíveis ao jet lag pessoas que fazem viagens para o norte ou sul no mesmo fuso horário, a menos que eles sejam tão extremo que voltem para as condições ambientais de escuridão ou luminosidade máxima, muito diferente do ambiente natural. Caso contrário, os indivíduos podem apresentar apenas os seus próprios desconfortos de uma longa viagem.

Quando outros fusos horários são cruzados, é menos jet lag depois de viajar para o oeste. Neste sentido, devemos atrasar o relógio biológico, tornando-o mais fácil de leste, porque a duração do ritmo circadiano continua, atingindo cerca de 25 horas. Assim, em um destino de viagem noturna chegar de madrugada deve atrasar o seu relógio de pulso. Depois de viajar a leste, em vez disso, deve avançar o biológico e relógios de pulso, por exemplo, em uma viagem a noite que chega ao destino na parte da tarde. A tolerância a mudanças bruscas de sinais ambientais (mais elevados nas costas, são calculadas de acordo o Questionário matutinidade-eveningness Horne e Östberg (MEQ) [Adam de 2004.

Sinônimos de jet lag

São sinônimos de jet lag seguintes palavras: distúrbio do sono, alteração.

Antônimos de jet lag

São antônimos de jet lag seguintes palavras:

Exemplos de usos e frases

A expressão jet lag em português significa “descompensação horária”, ela é causada devido a alteração hormonal ocorrido no organismo em longas viagens internacionais.

O termo jet lag é formado por duas palavras inglesas “jet” que significa avião e “lag” que significa atraso, o termo refere-se a mudança no ritmo biológico no corpo do indivíduo.

Alguns sintomas da jet leg pode ser observada nos indivíduos que não dormem bem, não se alimentam bem e apresentam uma rotina alterada.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *