A palavra Just in time possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 10 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: u i e, já as consoantes são: j s n t m. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: emit ni tduj. Além disso, referida palavra faz designação ao tema “eliminar o desperdício.
Significado de Just in time
A palavra Just in time é conhecida como sistemas de produção conhecidos como JIT (Just In Time, “Just in time”) situações ou pessoas que tiveram um bom precedente nas últimas décadas. Assim, após o sucesso das empresas japonesas ao longo dos anos seguintes a crise dos anos setenta, os pesquisadores e empresas ao redor do mundo voltaram suas atenções para uma forma de produção que, até então, tinha sido considerado ligada às tradições de ambas culturas e sociedades do Japão e, portanto, muito difícil de implementar nas indústrias não-japonesas. No entanto, mais tarde, foi mostrado que, embora a aplicação dos princípios e técnicas que apoiaram os sistemas de produção JIT era necessária uma profunda mudança na filosofia de produção, não tendo como pré-requisito uma forma específica de sociedade.
No caso de Espanha, algumas das experiências iniciais de implementações de técnicas de produção JIT mostrou a viabilidade dessas abordagens no país. Muitos pesquisadores concordaram que muito cedo surgem as funções de aquisição JIT dos estaleiros japoneses. O excesso de capacidade de fabricantes de aço habilitados nas entregas muito rápidas para construtores de barcos são um desses exemplos. Esses construtores aproveitaram-se da situação, fazendo fornecedores em quantidades menores com mais frequência, o que eles conseguiram reduzir substancialmente os estoques de matérias-primas. Este tipo de entrega (apenas quando se precisa dele) se espalhou para outras empresas, que passaram a exigir que seus fornecedores apenas em entregas referente a tempo, fossem aplicada esta forma de trabalhar em suas operações internas.
Já os resultados filosofia do Just in time em um sistema que tende a produzir apenas o que é necessário, quando necessário, com excelente qualidade e sem desperdício de recursos do sistema também deveras aplicado.
O JIT é um método de organizar a produção que tem implicações em todo o sistema de produção. Além de fornecer métodos para o planejamento e controle da produção, afeta muitos outros aspectos dos sistemas de fabricação, tais como, entre outros, design de produto, recursos humanos, manutenção ou a qualidade do sistema.
Uma definição para descrever o objetivo de iniciar um sistema Just in time poderia ser:
“Produzir os elementos necessários nas quantidades necessárias, quando eles são necessários.” Assim, o objetivo de iniciar os sistemas JIT, resultando na eliminação de resíduos; isto é, em encontrar problemas e soluções de análise para suprimir atividades desnecessárias e suas conseqüências, tais como:
Super-produção (tornando mais produtos do que necessário)
Operações desnecessárias (que são tratados para remover projetos de produtos ou processos novos)
Deslocamento (pessoal e material)
Inventários, avarias, tempos de espera, e assim por diante.
Finalmente, de acordo com esta configuração, o fabrico de vários artigos é realizado em uma linha, em vez da utilização de múltiplas linhas dedicadas. Deste modo, qualquer estação de trabalho numa linha tem de ser preparado para funcionar consecutivamente com as unidades de artigos diferentes.
Sinônimos de Just in time
São sinônimos de Just in time as seguintes palavras: eliminar, esvaziar
Antônimos de Just in time
São antônimos de Just in time as seguintes palavras: acrescentar
Exemplos de usos e frases
A filosofia do Just in time em um sistema que tende a produzir apenas o que é necessário.
Muitos pesquisadores concordaram que muito cedo surgem as funções de aquisição do Just in time dos estaleiros japoneses.
O Just in time é um método de organizar a produção que tem implicações em todo o sistema de produção.