A palavra maxilar possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 07 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a, i, já as consoantes são: m, x, l, r. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: ralixam. Além disso, referida palavra faz designação a um órgão que tantos animais quanto os seres humanos possuem. Dito órgão serve para dar sustentação aos ossos da face, mas também para apoiar os dentes.

Significado de maxilar

O osso maxilar (também chamado de maxila ou mandíbula superior) é um osso da face, curto, irregular quadrilátero com duas faces, internos e externos, quatro arestas e quatro cantos. É o osso viscerocrânio mais importante que se possa existir. Além disso, dentro deste há uma cavidade coberta com mucosa e cheia de ar, chamado de seio maxilar. É nessa região também que se encontra uma inflamação com acúmulo de muco ou pus que pode levar a sinusite. Dizendo de localização, dito osso está localizado no centro da face, sob a parte frontal e a etmoide. Ele se articula com os ossos da maxila e do outro lado (contralateral), zigomático (ou malar ou maçã do rosto), o lacrimal (ou rasgar ou lacrimal), o osso próprio do nariz (ou nasal), o vômer, o porção horizontal do osso palatino e do corneto inferior (ou concha nasal inferior).

No mesmo sentido, dita parte do corpo tem várias extensões ou processos. Estes são: o processo frontal, que se articula com o osso frontal, o processo zigomático, que se articula com o osso zigomático, o processo palatino, que constitui os dois terços anteriores do palato duro e o processo alveolar onde os dentes são implantados. Já peça do núcleo ou mais no interior da cavidade nasal possui um núcleo inferior ou exterior que se articula com o osso zigomático (ou malar) e uma falange inferior, onde os dentes da arcada superior estão alojados. Além de possuir outros três processos (processos): processos frontais para o recesso frontal, palatal em que se articula com o lado oposto e os processos alveolares para os dentes pouco desenvolvidos na infância e a atrofia em senilidade, possuindo duas bases, uma mais velha e uma mais nova.

Por outro lado, outra estrutura que pertence à base maior é o canal nasolacrimal e um grupo de semiceldillas que correspondem aos seus homólogos das massas laterais do etmoide, formando em conjunto as células etmoidais. Já a na base de menor, há uma superfície rugosa que se articula com o osso zigomático ou malar ou maçã do rosto. O corpo tem quatro faces: uma superior (orbitais), um nariz, uma parte traseira (ou infratemporal zigomático) e anterior (facial). Na face superior (orbital) se tem um canal de passagem para se tornar o canal infraorbital, que abre para o cabelo anterior ou facial: o canal infraorbital, está localizado através do qual passa o infraorbitario vascular-nervoso (artéria infra-orbital e nervo).

Sinônimos de maxilar

São sinônimos de maxilar as seguintes palavras: arcada

Antônimos de maxilar

São antônimos de maxilar as seguintes palavras:

Exemplos de usos e frases

Ontem à noite tive muita dor no meu maxilar devido a um tombo que eu levei quando estava descendo da escada da faculdade.

É muito provável que essa dor que você esteja sentindo em seu maxilar seja devido ao nascimento do seu siso.

Nem todas as pessoas se dão conta, mas a maioria das dores no maxilar são devidas a um grande estresse que se atravessa diariamente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *