A palavra metáfora possui uma classificação gramatical como sendo substantivo feminino. Ademais, referida palavra possui 8 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e, a, o. Já as consoantes são: m, t, f, r. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: arofátem. Além disso, dita palavra é classificada como termo utilizado para referir a uma figura de linguagem em que ocorre uma comparação implicita.
Significado de metáfora
A palavra vem do latim Metaphora, esta, por sua vez, de uma palavra grega que em português é interpretada como “alusão”. É a aplicação de um conceito ou a expressão de uma ideia ou um objeto ao qual não descreve diretamente, com a intenção de sugerir uma comparação com outro elemento e facilitar o entendimento. Por exemplo: “Esses dois olhos esmeralda brilharam quando ele tinha no rosto um belo sorriso.” A metáfora aparece tanto na teoria literária (quadro em que ele é usado como um dispositivo literário ou tropo), como no campo da linguística (espaço onde ele aparece como uma das razões mais importantes para modificação semântica) e psicologia.
Como um dispositivo literário, a metáfora serve para identificar dois termos entre os quais há algum tipo de semelhança (no nosso exemplo acima, os termos seria “olhos” e “esmeralda”). Um dos termos é o literal e o outro é usado figurativamente. De acordo com especialistas, a metáfora tem três níveis: o tenor, que é aquela em que a metáfora se refere forma literal (“olhos”); o veículo, que é o termo figurativamente ou o que se entende ( “Emerald”) e a base, que é o discurso ou a relação entre o teor e o veículo (neste caso, a partilha dos olhos e verdes esmeraldas).
Os escritores veem a metáforas inéditas a fim de estabelecer relações entre as palavras ou para descobrir atributos insuspeitas neles. Assim, a metáfora tem um importante poder poético, pois tem a capacidade de multiplicar o significado usual das palavras.
É importante notar que uma metáfora poética ocupa um lugar de comparações semelhantes, mas incompleta, por não mencionar diretamente o objeto ou item que pretende fazer referência. Enfim, é necessário esclarecer que existem dois tipos de metáfora: pura e impura. Uma metáfora impura existe quando os dois termos, o real e o evocado aparece; tais metáforas também são conhecidas como em praesentia ou imagem.
Nos casos em que o termo real não aparece, mas apenas o metafórico, estamos diante de uma metáfora pura; Ela é usada para direcionar a atenção para a significativa ou dar um estranho ao aspecto diário.
Por fim, as metáforas são um elemento alegórico, ou seja, manifesta algo que não está dizendo, mas pode ser intuído e compreendido através da razão e da associação de conceitos. (Por exemplo: vendo uma escala que podemos pensar da justiça associando ambos, esse equilíbrio permitir harmonia).
Diz-se que toda metáfora, comumente entendida na sociedade (saldo = justiça), primeiro tinha que ser uma metáfora pessoal, decorrente do universo interior de um indivíduo, que compartilha mais tarde que a associação pessoal tornou-se um elemento da cultura de uma dada sociedade. Cada poeta pode dizer respeito a uma certa quantidade de símbolos, palavras em sua carreira que foi reinterpretando e dando uma nova noção (especialmente pode ser encontrado no século XIX, o século da poesia simbolista).
Aristóteles definiu a metáfora como uma comparação entre duas ou mais entidades que à primeira vista são diferentes e asseguram que essa capacidade humana de gerar metáforas se mostra como o grande poder da mente. Na psicologia foi Freud que os descreveu como um elemento chave para compreender a mente humana como o pensamento em imagens que foi mais perto do inconsciente, desejos, que o pensamento em palavras; da psicanálise, ele dá mais atenção ao pensamento metafórico literal.
Sinônimos de metáfora
São sinônimos de metáfora as seguintes palavras: comparação, representação.
Antônimos de metáfora
São antônimos de metáfora as seguintes palavras:
Exemplos de frases
Metáfora é uma figura de linguagem utilizada para substituir uma expressão criando uma comparação implícita.
Ao realizar a prova para o cargo de pedagogo, o candidato percebeu a falha ao deixar de estudar a figura de linguagem conhecida como metáfora.
Muitos alunos apresentam dificuldade ao estudar metáfora, uma figura de linguagem em que é usada em uma comparação subjacente.