A palavra mitos possui uma classificação gramatical como sendo substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 8 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: i, o. Já as consoantes são: m, t, s. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: sotim. Além disso, dita palavra é classificada como termo utilizado para referir se a fenômenos que não eram compreendidos pelos homens.  O objetivo do mito era explicar fatos que para a ciência ainda não havia explicação, através de rituais em cerimônias, danças, sacrifícios e orações.

Significado de mitos

A palavra mito vem do termo grego Mithos, ou seja, a história. É uma narrativa que apresenta explicações fantásticas de fatos ou fenômenos da natureza. Muitas vezes, ele fala de deuses, heróis e personagens que fazem coisas impossíveis para fazer na realidade. Em outras palavras, é uma espécie de criação literária primitiva popular que tenta explicar por uma forma implausível pseudocientífica e pseudorreligiosos certos fenômenos da natureza através de histórias. Os mitos são narrativas lendárias e simbólicas que lidam com a relação entre a divindade e os seres humanos, revelam o sentido do mundo e da vida ou explicar a origem de certos fenômenos, as instituições humanas e práticas. Exemplos de mitos, temos o pai dos deuses, Zeus ou as histórias da criação de Adão e Eva e sua vida no paraíso.    Muitas vezes, os mitos eram parte da religião de um povo. Quase todas as culturas possuem ou de uma só vez possuído e viveu mitos sobre eles. O estudo destes contos e histórias míticas é conhecido como mitologia.

Em nossos tempos, um mito é algo que as pessoas não acreditam no senso comum de que tenha ocorrido, ou não é pensado para ir ocorrer no futuro. É algo que pertence a um outro mundo, a uma idade distante e milagrosa em que a realidade tinha uma conformação radicalmente diferente. Uma interpretação do mito considera isso como um fato histórico que realmente aconteceu, e cuja narração, ao longo do tempo, tem sido alterado tornando-se apenas um reflexo distante do que realmente aconteceu.

 

Por causa de seu conteúdo, diferentes tipos são distinguidos: mitos teogônicos (que tratam da origem dos deuses); mitos de criação (origem do mundo); antropogônicos mitos (origem do homem); mitos do paraíso (relação da vida humana com as leis supratemporais); mitos soteriológicos (economia de ação da divindade) e mitos escatológicos (lidar com o fim do mundo).

O conceito de mito também se refere à pessoa muito famosa ou excepcional de seu tipo, que se tornou um modelo ou protótipo. Por exemplo: Meryl Streep é um dos mitos do cinema moderno. A palavra “mito” deriva dos mitos gregos, que significa “palavra” ou “história”. Um mito terá um significado distinto para aquele que é evangélico, também para o antropólogo e o filólogo. Isso é estritamente uma das funções a que pertence ao mito: consagrar a ambiguidade e contradição. Um mito não transmite um único, claro e coerente mensagem.

Sinônimos de mitos

São sinônimos de mitos seguintes palavras: crença, místico.

Antônimos de mitos

São antônimos de mitos seguintes palavras:

Exemplos de usos e frases

Os mitos eram compostos por personagens sobrenaturais, deuses e heróis, ambos causando um certo suspense nas pessoas.

Os mitos eram encarados como uma mistura de componentes, dentre eles, fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram.

Os mitos existiram por muitos e longos anos devido à falta de comprovação científica, hoje em dia tudo é provado e comprovado pela ciência e os mitos caíram por terra.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *