A palavra motivo possui uma classificação gramatical como sendo um substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 06 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: o, i, já as consoantes são: m, t, v. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: ovitom. Além disso, dita palavra é classificada como uma razão, uma causa.

Significado de motivo

A palavra motivo tem várias referências que dependem do contexto em que ela é usada. Em seu uso mais geral e difundida, como causa, razão, circunstância, entre outras alternativas, que move alguém para fazer alguma coisa ou que faz com que esta ou aquela ação seja feita. Pergunto-me qual foi a razão por que você não veio à minha festa de aniversário? Nós estamos esperando que confirmem o motivo da reunião, se é ou não a demissão prematura de diretor técnico?

A pedido das artes visuais, o motivo é a palavra pela qual um elemento de um tópico, uma imagem ou um problema geral e básico se dá sobre os objetos que ali são usados. Deve-se notar que o motivo pode ser usado apenas uma vez descrito em um trabalho, mas também pode repeti-lo várias vezes em um projeto ou em uma composição, ou até mesmo numa pesquisa de investigação. É necessário um porquê daquele projeto. Já na concepção da forma, para referir apenas a um exemplo, é comum encontrar roupas que têm várias motivos e que, em alguns casos, são usados para distinguir a marca ou o designer de outras. Uma camisa com o motivo de uma flor, calças com um motivo geométrico ou um padrão de impressão animal são fatores que a moda daquela época impõe às pessoas.

Por outro lado, no campo da psicologia, a palavra motivo também apresenta uma utilização especial, uma vez que envolve a causa de um comportamento, um movimento, uma ação. A razão faz com que o indivíduo seja orientado com interesse e impulso no sentido de uma determinada ação para atender a uma determinada necessidade. Já para a música, o motivo musical é representado por uma série de notas musicais que será repetido continuamente ao longo de uma canção ou composição. É normalmente constituído por uma ou duas medidas. Sem dúvida, os termos de causa e razão são empregados como sinônimos do termo em questão. A causa é o fundamento ou a razão que leva alguém a agir de uma determinada maneira. E a razão é a causa subjacente da ação.

Na literatura é o tema de uma obra literária e a arte é qualquer figura ou recurso que foi elaborado constituindo um detalhe que se repete em uma peça. Isto também pode ser usado na decoração, ou seja, um motivo relevante nesse contexto.

Na música é repetição em diferentes formas de a melodia principal numa composição. Por extensão deste conceito é aplicado com referência e pensado para designar tudo o que ocorre ou é repetido no desenvolvimento de raciocínio, ideias, etc. mental.

Para a economia o motivo é a necessidade que obriga uma pessoa a preenchê-lo. Eles também usam este substantivo economicamente referindo-se ao motivo que mobiliza uma determinada decisão.

Sinônimos de motivo

São sinônimos de motivo as seguintes palavras: causa, razão

Antônimos de motivo

São antônimos de motivo as seguintes palavras: retorno, consequência

Exemplos de usos e frases

O motivo de todas as minhas alegrias é saber que tenho um Deus que cuida de mim.

Tenho um motivo muito importante que me impede de comparecer na reunião de sexta feira: aniversário da minha esposa.

Não há motivos mais alegres e sinceros do que desejar todo o bem maior do mundo para a nossa mãe.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *