A palavra ninho possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 05 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: i o já as consoantes são: n h. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: ohnin. Além disso, referida palavra faz designação de uma construção de depósito que fazem os pássaros.
Significado de ninho
A palavra ninho é considerada como o local em que uma ave põe e incuba os ovos e dá origem ao seu período gestacional. Muito embora dito termo refira-se a uma estrutura específica elabora por pássaro em si, o ninho do copo gramínea de robin tordo (Turdus migratorius) ou melro comum (Turdus merula), é um dos ninhos mais conhecidos por essas classes de aves, porque é elaborada com maior cuidados. Além disso, outros como o oriole Americana Montezuma (Psarocolius Montezuma), o tecelão vila (Ploceus cucullatus) ou o pardalote cejirrojo (Pardalotus Rubricatus), também possuem uma definição muito estreita. Por outro lado, para algumas espécies de aves, um ninho é considerado apenas como uma depressão rasa coberta de areia; já para outras e o oco deixado numa árvore após uma parte do ramo, uma toca cavada no chão, uma câmara de furo num pinheiro, uma enorme pilha de vegetação em putrefação da terra, ou, por fim, uma cúpula de barro com um túnel de entrada. Algumas espécies da swiftlets gênero Linchi fazem seus ninhos inteiramente com saliva, chamado de Collocalia, que seca e endurece a fim de formar uma saliência forte formando uma parede na caverna onde a ave coloca seus ovos.
Os menores ninhos de aves são aqueles de alguns beija-flores, chamados de pequenas xícaras que podem ser encontrados com apenas 2 cm de largura ou 3 cm. No outro extremo, alguns são construídos maiores, como no caso do murundu construído pelo megápodo talégalo freycinet (Megapodius freycinet), medindo mais de 11 metros de diâmetro e também quase 5 metros de altura. Na maioria das espécies, a fêmea faz toda ou a maior parte do trabalho de construção, embora o macho a ajude. Frequentemente em algumas espécies políginas, o macho pode, contudo, fazer a totalidade ou a maior parte da construção do ninho. O ninho pode também ser parte de sua exposição do corte, tais como nas espécies de bowerbird cabañeras e os tecelões ploceidae. A capacidade de escolher e manter bons locais de nidificação e construir ninhos de alta qualidade podem ser selecionados pelas fêmeas nestas espécies. Em algumas espécies o jovem de ninhadas anteriores pode atuar como assistentes.
Finalmente, nem todas as espécies de aves fazem ou usamos ninhos. Por exemplo, alguns como o Uria Lomvia e a Alca geralmente colocam seus ovos diretamente sobre as bordas estreitas de falésias rochosas. Estas aves são apontadas dramaticamente em uma das extremidades. Isso é fundamental para a sobrevivência dos ovos em desenvolvimento, como há um ninho que os impede de rolar para fora da borda, presumivelmente porque há a vulnerabilidade dos seus ovos desprotegidos, onde seus progenitores raramente os deixarão sem atenção.
Sinônimos de ninho
São sinônimos de ninho as seguintes palavras: abrigo, guarida
Antônimos de ninho
São antônimos de ninho as seguintes palavras:
Exemplos de usos e frases
Ele descobriu um ninho que um pardal estava fazendo dentro do quarto de seu filho.
O ninho do urubu está muito bem escondido dos predadores, ou seja, fica debaixo de uma pedra.
O ninho do João de Barro é um dos mais bonitos de todos são feitos em pinheiros.