A palavra patife possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 06 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e i a já as consoantes são: p t f. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: efitap. Além disso, dita palavra refere-se a um pessoa que deixou de possuir vergonha, cujos comportamentos e/ou ações estão repletas de malícia; que é vil; canalha.

Significado de patife

Patife é um termo multivocal. No Brasil, referido termo se diz de uma pessoa com um estilo boêmio, festejando a vida, dada a prazeres. O patife é um arquétipo que foi imortalizado pelo músico Chico Buarque.

Já na Colômbia e na Venezuela, é sinônimo de bandido e de delinquente. Geralmente é associado com o que o sociólogo e sacerdote Alejandro Moreno chamou de base agressor e violento. O patife é uma pessoa que desde criança tem sintomas de antissocial. Totalmente e abertamente rejeita os valores comumente aceitos. Ao contrário de acionistas, que apesar de rejeitar valores dominantes e as estruturas sociais, este não se destina a atacá-los, o falso antissocial, ou quer destruir os valores e as estruturas da sociedade em geral, colocá-los acima porque o seu desejo de poder e “respeito”, esta última palavra está dentro de crime de códigos restritos que tem significados como subordinação incondicional ou terror.

Por outro lado, o raio de ação de um patife geralmente é na sua comunidade, que sofre com a lição e uso de armas de fogo, que adquire com o dinheiro da prática de infrações. No entanto, muitos operam para além das suas comunidades, cometem crimes nas cidades ou em seus arredores. A profissão de criminoso-bandido exercido de forma independente ou organizada é o que o caracteriza. As suas atividades incluem o tráfico de drogas, a comissão de crimes como furto, roubo e sequestro.

Num mesmo contexto, historicamente nas prisões venezuelanas faz da sua vida um vandalismo para o crime. Em alguns casos, os bandidos com algum poder dentro das prisões trazem defensores públicos ou advogados enganando-os repetidamente dentro do internamento judicial. Normalmente se envolve em conflitos de todos os tipos, desde lutas pessoais, muitas vezes resolvidos com facas ou canivetes, para lutas coletivas para o controle das salas ou em torno do centro penitenciário. Nessas lutas, alguns patifes, chefes de bandas existentes, lutam para alcançar o status de “homens do mal”.

O “homens do mal” é uma espécie de chefe que tem um exército de bandidos e controles disponíveis para as empresas existentes nas prisões e nos benefícios econômicos percebidos dessas atividades: coleção de vacina de uma quantidade diária que outros detentos devem pagar por não ser morto, venda de cigarros, venda e consumo de drogas sob pena de morte se não fazê-la, tráfico de drogas e armas, prostituição, controle de acesso a outros detentos para alimentos e outros serviços, como o uso de sanitários. Por fim, as atividades que um patife desempenha são as piores possíveis.

Sinônimos de patife

São sinônimos de patife as seguintes palavras: covarde; medroso.

Antônimos de patife

São antônimos de patife as seguintes palavras: corajoso, valente

Exemplos de usos e frases

Depois de três anos de casado descobri que meu esposo era uma patife e sendo assim, fui obrigada separar.

O jogador de futebol mostrou sua fragilidade mediante a equipe adversária, sendo assim, foi chamado pela torcida de patife.

O patife do professor está com medo de passar as notas de anatomia e ficar de recuperação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *