A palavra patuá possui uma classificação gramatical como sendo substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 5 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a, u. Já as consoantes são: p, t. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: áutap. Além disso, dita palavra é classificada como termo utilizado para referir se a um tipo de cesto feito com palhas. Refere se ainda a um tipo de amuleto usado contra o mau olhado ou ainda como simpatias para curar doenças.
Significado de patuá
O conceito deriva de patuá é o mesmo que amuleto e provém da palavra latina amuletum. Um amuleto é um elemento que uma pessoa atribui como tesouros e muitas vezes carregam como ele acredita protege-lhe boa sorte. Por exemplo: “Esta medalha é o meu amuleto da sorte: Eu dei a minha avó e sempre me protege”, “Amanhã eu tenho que fazer um teste e levar comigo o amuleto me deu Jorge”, “Tire esta pedra: é um amuleto que aliena o mal da sua vida “. Além disso, os patuás são usados pela superstição: o sujeito acredita em seu poder além do indicado a razão, a ciência ou religião. Tal poder atribuído ao amuleto é sobrenatural porque excede as leis da natureza.
As origens do amuletos estão ligados à história dos seres humanos. O homem pré-histórico, a fim de se proteger de todos os tipos de males usava todos os tipos de patuás. Aqueles primeiros amuletos costumavam ser de madeira, pedras ou outros objetos naturais que tiveram alguma característica física (cor, forma, etc.).
Ao longo dos anos, eles começaram a ser objetos que tinham sido envolvidos em um evento especial ou foram apresentados por certas pessoas. Um soldado que encontra uma estranha pedra no campo de batalha e que retorna para casa saudável e seguro pode considerar que a pedra é um amuleto, ou seja, seria uma possibilidade. Um jovem, por outro lado, pode acreditar que uma moeda dada a ele por seu falecido avô tem o poder de um amuleto.
Por fim, o patuá pode ser classificado com o que chamamos de superstição. O primeiro passo necessário para compreender o que significa superstição, é realizar o estabelecimento de sua origem etimológica. Ao fazê-lo, descobrimos que vem do latim, e mais exatamente a soma de três componentes em que a linguagem: o prefixo “super”; o verbo “olhar”, que é equivalente a “stand”; e o sufixo “tion”, que significa “ação” ou “efeito”.
A superstição é uma crença de que é contrário à razão e da fé religiosa de outros. Os supersticiosos acreditam que certos fenômenos têm uma explicação mística ou mágica. Por exemplo: “Por superstição, nunca se deve andar debaixo de uma escada”, “Paul\ não quer se casar na sexta-feira 13”.
Existem muitas superstições que já fazem parte do nosso patrimônio cultural ou tradicional. No entanto, os mais significativos são os seguintes:
- Um gato preto que anda pela noite significa má sorte. Esta é uma superstição de que emana da ideia estabelecida pela Santa Inquisição que este animal era a reencarnação do diabo.
- A imagem pendurada torta, então se ela cai é uma suposta má sorte. Neste caso, esta ideia é o resultado da crença de que existia na Grécia antiga e que aconteceu com o retrato de um líder, e depois disso ele morreu em pouco tempo.
- Sete anos de azar quando se quebra um espelho. Esta superstição, por sua vez, decorre do fato de que, uma vez que o elemento foi estabelecido como um elemento de adivinhação, a quebra indica que algo ia muito mal.
Sinônimos de patuá
São sinônimos de patuá as seguintes palavras: cesto, balaio.
Antônimos de patuá
São antônimos de patuá as seguintes palavras:
Exemplos de usos e frases
O patuá foi confeccionado pela benzedeira com pelos de tamanduá e usado pela criança como simpatia para curar bronquite.
O patuá confeccionado de palhas pelo artesão está sendo usado pelo agricultor em suas utilidades diárias no campo.
O patuá foi lhe dado de presente como sendo um amuleto da sorte segundo a crença ele afastaria o mau olhado, a inveja e abriria caminhos para o sucesso.