A palavra persas possui uma classificação gramatical como um substantivo de dois gêneros. Ademais, referida palavra possui 6 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a e as consoantes são: p r s. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim sasrep. Além disso, dita palavra é definida como que se refere ou pertence à Pérsia; iraniano, pérsico.
Significado de persas
A antiga persa reflete arcaísmos e estruturas gramaticais típicas da antiga iraniana, também atestada em avéstico antiga (nordeste do Irã). O persa é conhecido principalmente de inscrições em tabuletas de argila e selos reais do período Aquemênida (entre 600 aC. AC e 300 aC.).
Encontrados tais inscrições no Irã, Iraque, Turquia e Egypt.1 Um dos textos mais importantes é a inscrição Behistun, datada no ano 525. C. Persa antigo foi a linguagem coloquial usada em Persépolis, a capital do Império Aquemênida, e, provavelmente, uma grande área em torno dela, mas não foi utilizado em todas as partes do império e para todos os efeitos. Embora recentemente (2007) alguns comprimidos esquecidos nos arquivos do Instituto de Oriente (Instituto Oriental) na Universidade de Chicago, que quando estudado sugeriu que a linguagem foi usada para muitos propósitos comuns foram encontrados muito mais do que se acreditava anteriormente.
Como a linguagem escrita, a persa antiga é atestada nas inscrições reais do império Aquemênida. O estudo mostra que essas fontes é uma língua iraniana e linguagem, portanto, um indo-europeu da subfamília Indo-iraniana. O texto mais antigo escrito em persa antigo é o texto contido no multilíngue inscrição Behistun persa. A data deste texto coloca os antigos antigas línguas indo-europeias persas entre os primeiros documentados com textos escritos.3
De acordo com a antiga tradição Aquemênida persa foi um nativo de Fars no sudoeste do Irã, a região de onde os reis aquemênidas. O persa antigo originou-se como uma língua étnica do parsuwaš que tinha vindo do planalto iraniano, onde tinham chegado no primeiro milênio.
Os assírios, que fornecem as primeiras referências à presença de iranianos antigos (persas e medos) no planalto iraniano, proporcionar uma boa cronologia embora eles são vagos em relação à localização geográfica dos antigos persas. De acordo com os registros assírios do século IX. C., o parsuwaš (juntamente com o matai e Medes) estão localizados na área de Lake Urmia de acordo com as crônicas de Salmanasar III.
A identidade exata do parsuwaš ainda não foi determinada exatamente, mas a partir do ponto linguisticamente parece se encaixar o termo Parsa usada na antiga persa, este termo tem sido reconstruído como * pārćwa, portanto, parece ser a origem da parsuwaš. O fato de que o persa antigo incorporou numerosos empréstimos Mede, sugere acordo com P. O. Skjærvø que tinha falado na parte ocidental antes da formação do Império Aquemênida e durante a primeira metade do primeiro milênio.
Sinônimos de persas
São sinônimos de persas as seguintes palavras: Pérsia, iraniano
Antônimos de persas
São antônimos de persas as seguintes palavras:
Exemplos de usos e frases
Os persas foram grupo de guerrilheiros que viviam na região do Iraque e nunca foram derrotados.
Na aula de história iremos estudar sobre o golfo dos persas e é uma matéria que desperta muito o interesse.
Muitos interessam pelas histórias dos povos de persas e gostam das culturas dos mesmos.