A palavra vassalo possui uma classificação gramatical sendo um adjetivo, mas também como substantivo masculino Ademais, referida palavra possui 07 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a o, já as consoantes são: v s l. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: olassav. Além disso, dita palavra se refere a um súdito, aquele que é submisso ao seu rei ou ao senhor feudal, podendo ser também considerado aquele que depende de alguém.
Significado de vassalo
A palavra vassalo é proveniente etimologicamente do termo em latim vassalus, que denomina um sistema usado na antiguidade, onde se era obrigado a pagar feudo. Foi objeto de um soberano ou qualquer outro governo supremo, e foi considerado como uma ligação nobre através da vassalagem.
Tal conceito é uma característica do feudalismo, um sistema de organização social que predominou na Europa Ocidental entre os séculos IX e XV. Esta sociedade foi baseada na agricultura por servos ou vassalos, que tiveram de renunciar a uma parte da sua produção para seu Senhor (que, por sua vez, era leal a um rei). Além disso, o vassalo era o homem pedindo uma atualização de proteção nobre (do ponto de vista da hierarquia social) e que jurou lealdade a seu favor e que para tanto se estabelecia o contrato de vassalagem onde envolvia obrigações mútuas.
No mesmo sentido, o termo vassalo é compreendido como o usufruto de um feudo daquele que administra e leva vantagem de sua renda, mas sem sua propriedade, porque recebeu parte da produção agrícola em troca. Nesse sentido, é possível formar uma pirâmide de vassalagem, com várias relações entre senhores e vassalos. No topo é encontrado o imperador e abaixo aparece sucessivamente reis, duques ou condes, príncipes dos grandes latifúndios, etc.
Hoje, a noção de vassalo é usada para nomear a pessoa que é dependente de outra pessoa ou outro assunto que o reconhece ser superior. Por exemplo: “Eu odeio esses milionários que têm dezenas de vassalos em torno dispostos a obedecer aos seus caprichos.”
Por outro lado, há que se mencionar a respeito da queda de vassalagem. Referido termo é usado dentro da pirâmide feudal que começou a decair a partir do topo, quando o Império Carolíngio teve que enfrentar disputas internas junto com seus mais de 800 herdeiros. Ao mesmo tempo, o feudalismo começou a minguar. Eventualmente, os senhores perderam a capacidade de dissociar os vassalos de feudos, uma vez que se tornou uma forma hereditária.
Este fenômeno de desvanecimento de ligação entre senhores feudais e vassalos, que se originou na instituição imperial, foi expresso juridicamente somente após vários séculos, quando os reis foram reconhecidos a partir do caráter de imperadores em seus próprios reinos. Para este fim foi de grande ajuda o legado proveniente do direito romano, que redescobriu comentadores, editores e advogados da escola bolonhesa. Em suma, os reis eram considerados vassalos do papa, mas não estavam relacionados com a relação feudal com os imperadores.
Sinônimos de vassalo
São sinônimos de vassalo as seguintes palavras: súdito, tributário, feudatário
Antônimos de vassalo
São antônimos de vassalo as seguintes palavras: independente
Exemplos de usos e frases
O rapaz namorada com uma moca, mas de fato mais parecia uma relação entre vassalo e seu senhor, porque não havia carinho só ordem.
A relação entre o senhor feudal e aquele a quem lhe prestava cultos e obediência era chamado de vassalo.
A maioria das pessoas escravas do século XIX viviam dias de vassalo, porque tinham que sujeitar-se ao seus senhores.