A palavra vômito possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 06 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: i o já as consoantes são: v t m. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: otimôv. Além disso, dita palavra refere-se a um mal estar que leva pessoa a náuseas e vômitos.

Significado de vômito

Em se tratando de vômitos, são por definição a violenta expulsão do conteúdo do estômago através da boca. Entretanto os vômitos muitas vezes vêm acompanhados de náuseas e uma sensação de mal-estar.

Em se tratando de fisiologia, podemos dizer que é no cérebro especificamente que temos a formação reticular da medula, que é o centro de vômitos. Portanto a medula não é parte do cérebro, mas ambas são diferentes partes do cérebro. Ademais as causas destas condições são variadas, de repulsão simples, para distúrbios digestivos, intoxicação por álcool para doenças dos olhos e ouvidos, que estimulam a medula e produzir náuseas que causam vômitos.

De acordo com as características e composição de vômito que enfrentamos pode se dizer que tem diferentes tipos que podem fornecer dados sobre as causas. Quando um vômito contém sangue é chamado como hematêmese. As causas de vômitos podem ser múltiplas. Há vários fatores que estimulam o centro do vômito no cérebro causando náuseas e vômitos.

Dentre as principais estão as seguintes:

Doenças do aparelho digestivo:

Doenças gastrointestinais

Envenenamento alimentar

O consumo excessivo de álcool e outros produtos tóxicos

Botulismo

Salmonelose

e alergias alimentares

A inflamação da mucosa gástrica (gastrite)

Úlcera do estômago e úlcera duodenal

Doenças do esôfago, tais como esofagite

Refluxo gastroesofágico

Inflamação do apêndice (apendicite)

Doenças das vias biliares (tais como colecistite)

Doenças pancreáticas (tais como pancreatite)

Doença hepática (tais como hepatite)

Oclusão intestinal

Tem também a chamada síndrome de dumping após a gastrectomia

Ademais há também os fatores psicológicos que podem causar náuseas e vômitos:

 Estômago irritado (dispepsia nervosa)

Intestino irritável

Vômito psicogênico

Dentre os citados tem também os transtornos alimentares como os vômitos induzidos:

Bulimia

Entretanto os vômitos ou emese pode também aparecer no metabólica ou como um efeito colateral de alguns distúrbios de medicamentos. Este é o caso por exemplo das drogas que inibem o crescimento celular citostáticos para quimioterapia e ainda pode causar náuseas e vômitos. Portanto os chamados analgésicos opióides também podem provocar. Também é muito comum a experiência de vômitos após uma tontura.

Pode-se dizer que quando se trata de crianças a causa mais comum de vômito em crianças é a infecção gastrointestinal (gastroenterite). Nos primeiros cinco anos de vida, os responsáveis ​​por esses sintomas em 40% dos casos é o rotavírus. Além disso, o vírus é o agente responsável por 30 a 60% dos casos de diarreia severa em crianças. Eles geralmente acompanhada de vômitos diarréia e febre. Para as crianças, a emese pode ter muitas causas, por exemplo, infecções bacterianas, parasitas ou transtornos mentais.

Sinônimos de vômito

São sinônimos de vômito ás seguintes palavras: Náusea, ânsia

Antônimos de vômito

São antônimos de vômito ás seguintes palavras: Soluço, tosse

Exemplos de usos e frases

A intoxicação endógena que ela teve foi causada por ingestão de Diazepan e causou muitos vômitos.

O vômito foi causado por uma intoxicação alimentar e hoje podemos perceber o quanto nos fez mal.

A atriz passou mal, após ter crises de cefaleia e muita vertigem, sendo assim, um dos sintomas foi vômito em grande quantidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *