A palavra xiitas possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 06 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: i a já as consoantes são: x t s. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: satiix. Além disso, dita palavra pode ser a pessoa que segue uma ramificação do islamismo, mas só aceita os ensinamentos de Maomé divulgados pelo seu genro Ali, por acreditar que ele é seu legítimo sucessor. Na religião é o mesmo que uma pessoa que tem convicções extremistas. Pessoa que é radical em relação a politica ou religião
Significado de xiitas
A palavra xiita segundo o ramo do Islã é o segundo em número de seguidores, depois de sunismo. Os xiitas aderem aos ensinamentos de Maomé e da orientação religiosa de sua família (que é chamado Ahl al-Bayt) ou seus descendentes conhecido como Twelver. A linha continua com a única relação de Maomé através de sua filha Fátima Zahra e seu primo Ali, que, juntamente com netos de Muhammad são parentes de Ahl al-Bayt. Assim, os xiitas acreditam que os descendentes de Maomé são a verdadeira fonte de orientação que considerem os três primeiros califas como um fato histórico e não como algo ligado à fé. Além disso, o Xiismo, tal como o sunismo, por vezes tem sido dividido em numerosos ramos; no entanto, apenas três deles têm um número significativo de seguidores e cada um seguiu a sua carreira separadamente hoje.
Do ponto de vista político, a história do xiismo é composto de várias partes. O primeiro é o surgimento do xiismo após a morte de Maomé, em 632 e a chegada da Batalha de Karbala em 680. Esta parte corresponde à imama Ali, Hasan e Husayn ibn Ali, ambos pertencentes a este grupo. A segunda parte é a diferenciação do xiismo como um ramo separado da comunidade islâmica em oposição ao califa sunita. Esta parte começa após a batalha de Kerbala e dura até a formação dos estados xiitas sobre o ano 900. Durante este período o xiismo é dividido em vários ramos. A terceira parte é o período dos estados xiitas. O primeiro estado xiita foi o de Idrasí, no ano de 780 a 974, com a dinastia de Magrebe. Após os Alavidas no ano de 864 a 928, foram estabelecidas na Mazandaran (Tabaristan) no norte do Irã.
Estas dinastias eram local, mas foram seguidas por dois poderosos dinastas: o califado fatímida formado em Ifriqiya em 909, que governou sobre as partes do Magrebe do Egipto e do Levante até 1171 e búyida dinastia, que surgiu em Daylaman no norte do Irã cerca de 930. Ademais, Ele governou o Irã na parte central e ocidental e o Iraque até o ano de 1048.
Por outro lado, Muhammad começou a pregar o Islã em Meca antes de emigrar para Medina, onde se uniu as tribos da Arábia num presente árabe-muçulmano religoso. Com a morte de Maomé, em 632, eles chegaram a divergências sobre quem iria sucedê-lo como líder da comunidade islâmica. Enquanto Ali ibn Abi Talib e o resto de sua família estavam lavando o corpo para o enterro, os líderes tribais de Meca e Medina realizavam uma reunião secreta em Saqifa para decidir quem deveria sucedê-lo, até que decidiram que Ghadir al-Khumm seria seu sucessor.
Sinônimos de xiitas
São sinônimos de xiitas as seguintes palavras: Extremista, radical.
Antônimos de xiitas
São antônimos de xiitas as seguintes palavras: Calmo, aceitável.
Exemplos de usos e frases
Uma das maiores religiões do país Árabe é o Islamismo e seu membros são pessoas muito radicais e que levam a religião como ato extremista, ou seja, muito radicalistas.
Um xiita explodiu uma empresa de revistas que estava fazendo charges com o nome do Deus dos xiitas que era Maomé, sendo assim, é muito noticiado para que não brinquem com o Deus dos xiitas.
Um dos membros do grupo de xiitas brigou com uma pessoa que não tinha a mesma ideologia que a dele. Sendo assim, foi chamado a polícia para registrar o ocorrido.