A palavra maia possui uma classificação gramatical como sendo um substantivo próprio. Ademais, referida palavra possui 04 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a,i, já as consoantes são: m. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: aiam. Além disso, dita palavra é classificada como um povo de cultura colombiana que possui características próprias.

Significado de maia

A civilização maia foi uma civilização mesoamericana desenvolvida pelo povo maia, que se destacaram na América para sua escrita glífica, o único sistema de escrita foi totalmente desenvolvido nas Américas pré-colombianas, assim como sua arte, arquitetura e sistemas matemática, astronomia e ecologia. Ele foi desenvolvido na região que engloba o sul do México e corresponde aos estados de Yucatán, Campeche, Tabasco, Quintana Roo e Chiapas orientais, também a maioria da Guatemala, Belize e Honduras ocidentais e El Salvador. Esta região compreende as planícies do norte que cobrem a península de Yucatán, as terras altas da Serra Madre, que abrange o estado mexicano de Chiapas, no sul da Guatemala para El Salvador, e planícies do sul em planície costeira do Pacífico também são habitadas por esses povos.

Durante o período de treinamento, antes de 2000. C., o desenvolvimento da agricultura começou e a população se estabeleceu no início das aldeias sedentárias. No período pré-clássico (2000 aC a 250 dC), as primeiras sociedades complexas desenvolvidas e os grampos da dieta maia foram cultivados: milho, feijão, abóbora e pimentão. As primeiras cidades maias foram desenvolvidas cerca de 750 a. C. Cerca de 500 a. C. Dessas cidades possuíam uma arquitetura monumental, incluindo grandes templos com fachadas de estuque.

A escrita glyphic foi utilizada desde o século III. C. Nas grandes cidades pré-clássica desenvolvidas na Bacia de Petén, e Kaminaljuyú ganhando destaque nas terras altas da Guatemala. Por volta de 250 d. C., o período clássico é definido em grande parte pela elevação dos monumentos esculpidos usando as datas de contagem longa. Durante este período, um grande número de cidades-estados ligados por uma complexa rede de comércio desenvolvido. Nas planícies duas grandes potências rivais, Tikal e Calakmul emergiram. A intervenção estrangeira na política dinástica da cidade de Teotihuacan, no centro do México também foi visto. No século IX, houve um colapso geral política na região central maia, o que causou guerras internas, o abandono das cidades, e uma mudança da população para o norte.

Durante o período Pos-clássico Chichén Itzá surgiu no norte, e houve a expansão do reino Quiché nas terras altas da Guatemala. No século XVI, o império espanhol colonizaram a região mesoamericana, e depois de uma longa série de campanhas militares última cidade maia caiu em 1697.

O poder político durante o período clássico focou no conceito de “rei divino”, que atuou como mediador entre os mortais e reino sobrenatural. A monarquia era hereditária e patrilinear, e passou para o filho mais velho. A política maia foi dominada por um sistema de clientelismo, embora a composição política exata de um reino variou de uma cidade-estado para outro.

Em direção ao clássico atrasado, a aristocracia tinha aumentado consideravelmente e reduziu o poder exclusivo do rei divino. A civilização maia desenvolveu formas sofisticadas de arte utilizando materiais duráveis e perecíveis, incluindo madeira, jade, obsidiana, cerâmica, monumentos de pedra esculpidos, estuque e murais finamente pintadas.

Sinônimos de maia

São sinônimos de maia as seguintes palavras: povo, cultura

Antônimos de maia

São antônimos de maia as seguintes palavras:

Exemplos de usos e frases

Os maias habitavam a Colômbia na era da Mesopotâmia e até nos dias atuais é estudo por vários historiadores e apaixonados por história.

Os povos maias possuem uma grande tradição na história colombiana, sendo tema de seminários anualmente.

As pessoas que cursam história buscam aprender sobre a cultura dos maias de maneira prazerosa contribuindo para o enriquecimento do saber.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *