A palavra cético possui uma classificação gramatical como sendo um substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 06 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e, i, o, já as consoantes são: c, t. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: ocitéc. Além disso, dita palavra é classificada como alguém que duvida de tudo.

Significado de cético

A palavra cético possui alguns significados. A atitude cética de desconfiança ou dúvida é manifestada antes que a verdade ou a eficácia de algo se torne conhecido. Como tal, a palavra deriva do termo em latim céptico, a partir da palavra grega σκεπτικός(skeptikos) que significa “examinar”. O ceticismo é também o nome de uma corrente de pensamento filosófico segundo preceitua-se que se deve duvidar de todas as coisas, fenômenos e fatos, e afirmando que a verdade não existe, mas que, a existir, o homem não seria capaz de encontrá-la. Além disso, também pode haver alguma propensão pessimista, que consiste em ver as coisas de forma cada vez desfavoravelmente. Por exemplo: “Julio permaneceu cético, apesar do resultado positivo da reunião”.

Por outro lado, ele também pode se referir a uma certa atitude ceticismo de descrença ou apreensão quanto à pureza e valor moral e ético das ações dos homens. Por exemplo: “O ceticismo da sociedade de políticos resultou em uma grande abstenção nas últimas eleições”.

O ceticismo em Filosofia

Na filosofia, o ceticismo é uma escola de pensamento que é baseado em extensa dúvida a todas as coisas, sentimentos, eventos ou fatos que são apresentados à consciência, e considera que todas as informações devem ser apoiadas por provas. Neste sentido, manifesta-se principalmente como uma atitude duvidosa. O cético duvida de tudo, até mesmo o seu próprio julgamento. Portanto, é característico dos céticos não aceitar o pensamento sem verdade ou aceitar qualquer dogma, quer se trate de religião, valores sociais bem estabelecidos, ou outros fenômenos. Daí apresentar uma posição oposta ao dogmatismo.

Como tal, os principais representantes dessa filosofia foram Pirro de Elis (365-275 a. C.) e Fliunte (325-235 a. C.) na Grécia Antiga. Enquanto durante o Renascimento, a atividade se deu através de Michel de Montaigne (1533-1592) dando uma nova dimensão a esta corrente filosófica.

Ceticismo religioso

Ceticismo foi estendido para o campo da religião de pôr em causa os princípios básicos subjacentes da fé como revelação, providência ou imortalidade.

Ceticismo científico

O ceticismo tem sua expressão na ciência, segundo o qual todas as crenças sobre fatos e fenômenos devem ser examinados sob métodos rigorosos de demonstração factual.

Ceticismo metódico

O ceticismo metódico é aquele que duvida de tudo que nos rodeia através de um processo de investigação filosófica.

Ceticismo profissional

Como atitude cética o profissional é conhecido como um contador profissional que deve proceder a uma auditoria, e é caracterizado pelo questionamento e avaliação crítica da capacidade de provas, sem assumir nada que não possa ser comprovado por provas. O objetivo, como tal, é realizar a avaliação objetivamente em provas.

Sinônimos de cético

São sinônimos de cético as seguintes palavras: duvidoso, descrente

Antônimos de cético

São antônimos de cético as seguintes palavras: crente

Exemplos de usos e frases

Tinha um amigo em Buenos Aires que ele era cético para todas as questões que envolvessem religião.

O ceticismo pode ser encontrado em diferentes ambientes com diferentes pessoas.

Nenhum cético acreditaria na volta de Jesus Cristo como o filho encarnado que morreu em favor dos nossos pecados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *