A palavra dracma possui uma classificação gramatical sendo um substantivo feminino. Referida palavra possui 06 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a já as consoantes são: d r c m. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: amcard. Além disso, dita palavra refere-se a um tipo de moeda ou medida de peso na antiga Grécia. Designação do dinheiro que se utilizava na Grécia, anterior à adoção do euro. Medida de peso que equivale a 1.772 gramas, ainda utilizada em alguns países.

Significado de dracma

Dracma é um termo proveniente do grego (δραχμῆ, drakhmế, Pl δραχμαί, drakhmaí, cujo significado era o nome de uma antiga moeda das cidades-estados gregas e dos reinos helenísticas da Ásia. Na língua portuguesa o termo dracma pode ser tanto do sexo feminino quanto do masculino, o mais adequado para a etimologia da palavra é o feminina e é recomendado pelo SAR, que é o único aceito pelo Vox. Além disso, o termo no masculino foi atraído por outras palavras gregas que terminam em -ma (-μα) (por exemplo, dilema, drama), uma vez que este é um nome terminando a ação comum em grego clássico, que não tem nenhuma relação com o (originalmente -μῆ) –ma.

Por outro lado, dita palavra denomina na parte de cima da moeda os seis ácaros, tal como apresentado no Museu Numismático de Atenas, descoberto no Heraion de Argos. Já na parte debaixo: punhado de seis pequenas moedas, que compõem um dracma. Tradicionalmente, tem derivado do termo “dracma” (δραχμῆ grego) do verbo δράττω (dráttō, “agarrar, segurar”), tal como significado, então, de “punhado”. Esta teoria remonta pelo menos ao século IV. C. e baseia-se no fato de uma moeda que é dividida em seis obols. Os primeiros ácaros consistiram-se de uma longa e fina barra de metal, de modo que um “punhado” de seis deles, constituíam o peso de um dracma.

No mesmo sentido no século V aC a moeda mais utilizada no mundo grego foi o tetradrachm ateniense, em cuja frente apareceu a deusa Athena com um capacete de guerra e uma coruja no reverso. Hoje, essas moedas são conhecidas em grego como γλαύκες (glaukes) “corujas”. O reverso é usado hoje nas moedas gregas de 1 euro. Dependendo do tempo em questão, a dracma foi cunhada com diferentes pesos e medidas. A norma como mais ou menos utilizado foi o Attic ateniense ou, que consistia de cerca de 4,3 g de prata.

Após as conquistas de Alexandre, o Grande, o nome da moeda foi aplicada na maioria dos reinos helenísticos da Ásia, incluindo o reino de Ptolomeu em Alexandria. A unidade monetária utilizada pelos árabes, o dirham, teve o seu nome a partir do dracma e do dram armênio.

Os valore de dracmas antigas são: Frações e múltiplos da dracma foram cunhadas em várias cidades-estados, como no Egito ptolemaico, que tinha moedas com denominações de ouro, prata e bronze reino. Moedas de ouro deste reino incluíam a pentadracma e octodracma, e entre moedas de prata existiu o tetradracma, decadrachm e pentakedecadracma, moedas cunhadas como valores elevados.

Sinônimos de dracma

São sinônimos de dracma as seguintes palavras: dinheiro, moeda, peso

Antônimos de dracma

São antônimos de dracma as seguintes palavras: Sem peso.

Exemplos de usos e frases

Ele foi até a Grécia e conheceu o dracma que é um tipo de moedas que eram da época da Grécia Antiga.

A dracma era uma moeda de grande valor comercial na Grécia antiga.

Ele comprou um carro e fez o pagamento com Dracma que era usado na Grécia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *