A palavra boné possui uma classificação gramatical como sendo um substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 04 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e, o, já as consoantes são: b, n. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: énob. Além disso, dita palavra é classificada sendo um tipo de acessório tanto masculino quanto feminino, de várias cores, modelos e tamanhos.

Significado de boné

O boné é uma espécie de capa, forma aproximadamente cônica mas com a ponta curvada, geralmente feita de lã, algodão, sintético ou feltro. Sua origem está na região da Frígia, na Ásia Menor, na atual Turquia. A arte grega traz o uso desse acessório no período helenístico aparecendo com os orientais. É um dos atributos do deus Mitra ou Mitras, em um possível culto origem persa conhecido como o mitraísmo. Na época romana, o boné (chamado pileus) foi a marca dos libertos. Também foi usado simbolicamente pelos assassinos de Júlio César. Talvez por essa razão, durante a Revolução Americana e da Revolução Francesa foi adotado como um símbolo de liberdade. Em um mosaico bizantino da igreja de San Apollinare Nuovo (século VI) em Ravenna, os Magos do Oriente que vieram para adorar a Jesus transportar duas espécies de bonés. Já no século XIX, referido termo estabeleceu-se definitivamente como um símbolo internacional da liberdade e republicanismo, tomando a alegoria da Liberdade guiando o povo que aparecem na famosa pintura de Eugène Delacroix, 1830. Marianne, personificação da República Francesa, ela também é flagrada, nessa pintura, usando um boné. Durante os séculos XIX e XX tem sido usado como um símbolo de várias repúblicas.

Atualmente figura, como um símbolo de liberdade, no escudo de vários países americanos, como a Argentina, Bolívia, Colômbia, Cuba, Haiti, Nicarágua, El Salvador e Paraguai, Brasil, bem como numerosos modernos escudos províncias e cidades. Ele também aparece em moedas de algumas nações como Colômbia, Cuba e México. Pensou-se que o boné pode ter se originado no boné usado por militares eslovacos, porque sua forma é semelhante.

Por fim, existem diferentes tipos bonés. O eclesiástico, que é cerca de quatro dedos elevado e de uniforme circular que contém quatro picos iguais mais ou menos projetados como uma coroa, e normalmente uma margem de borla no seu centro. É a versão em português de barrete eclesiástico. Os estudantes da época normalmente o usavam em sua forma quadrada e encurralada. Finalmente, os graduados da época mais conhecidos, usavam essa espécie de boné que tinha seis lados e sem picos salientes com uma bolota preta ou cor distintiva diferente de seu poder. Esse boné eclesiástico geralmente é preto, como ele é usado pelo clero que não tenha atingido à padre ou o episcopado ou o cardeal. Contudo, pode haver muitas diferenças em detalhes como pendão. Os sacerdotes de um modo geral usam o desgaste da borla na cor preta. Já os seminaristas costumavam usar um boné sem borla, embora às vezes eram adornados com uma borla azul. Já os pastores costumavam usar uma borla na cor roxa, incorporado em algumas dioceses de acordo com os usos locais. Finalmente, os cânones espanhóis muitas vezes usam borla verde, embora alguns membros de conselhos usavam-no na cor vermelha.

Sinônimos de boné

São sinônimos de boné as seguintes palavras:

Antônimos de boné

São antônimos de boné as seguintes palavras:

Exemplos de usos e frases

Meu esposo usa boné preto todas as vezes que vai para à praia, pois é muito quente.

Quero um boné na cor rosa de presente para o meu próximo aniversário.

Toda a manhã pego minha garrafa d’água, meu boné e saio para caminhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *